Nossa história
Nós somos o Ateliê TRANSmoras, um ajuntamento de pessoas que se encontrou nessa encruzilhada: um espaço de produção de arte, moda e cultura voltado à comunidade trans. Estamos na Moradia Estudantil da Unicamp, uma ocupação fundada pela estilista e ativista Vicenta Perrotta.
Desde 2013 construímos residências artísticas e nos mantemos como ponto de convívio de pessoas e grupos, sobretudo lideranças sociais, costureiras, produtoras, estudantes e pessoas LGBTIA+. Como agentes de fomento de uma rede de ativistas e artistas, o Ateliê colabora no aperfeiçoamento e produção de projetos, sendo responsável pelo desenvolvimento de tecnologias sociais e estratégias para a autonomia de corpas subalternizadas, com foco no empoderamento econômico e intelectual.
Já desenvolvemos projetos com a coletividade MARSHA!, Centro Cultural São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, SESC SP, Casa do Povo, TODXS e outros.
por que existimos
Nós existimos para promover mudanças sociais e fazer política por meio da arte e da cultura. Acreditamos na autonomia de pessoas trans e travestis sobre seus direitos e territórios.
VISÃO
Ser uma plataforma sólida de movimentação artística e de produção simbólica e material de pessoas e territórios trans e travestis que beneficia toda a sociedade brasileira e torna possível nossa prosperidade.
2013
Ateliê: ponto de produção de Vicenta Perrotta e convívio de pessoas LGBT da Universidade
2017
2020
Negócio social: Trabalho em rede e bases para geração de renda recorrente.
2021
Coletivo: pessoas trans focadas em articulação politica, educação, arte e cultura.