top of page

Ateliê TRANSmoras lança relatório de impacto 2022

Atualizado: 7 de set. de 2023

Organização aumentou o número de pessoas impactadas por projetos em 18%


Foto Capa Relatório de Impacto 2022 Ateliê TRANSmoras
Foto de Capa do Relatório de Impacto 2022


Campinas, 03 de julho de 2023 – O Ateliê TRANSmoras (ATM), organização da sociedade civil, lançou seu Relatório de Impacto 2022. O documento contempla as atividades realizadas no último ano, bem como indicadores de impacto, depoimentos e textos contextuais. Em 2022, a organização impactou 18% a mais de pessoas diretamente em relação a 2021 por meio de cursos, formações, ações e voluntariado, alcançando 181 pessoas, em comparação a 153 do ano anterior.


O Ateliê TRANSmoras é uma Associação sem fins lucrativos, liderada por pessoas trans, que utiliza a moda, as artes e a educação como ferramentas de transformação social, empoderamento econômico coletivo e superação das violações em direitos humanos impostas às pessoas trans. Fundado em 2013 pela estilista e ativista Vicenta Perrotta, o coletivo se formalizou em agosto de 2022, e hoje conta com dois ateliês: sua sede, em Campinas, e no Centro Cultural São Paulo, na capital. Ambos os espaços funcionam como espaços cívicos de produção de moda, trocas, discussões, pesquisas e realizações artísticas. Nosso principal projeto são oficinas e cursos em transmutação têxtil, técnica de utilizar materiais descartados para produzir novas roupas. Nessa metodologia se funde uma discussão profunda do impacto que padrões ocidentais de gênero e tamanho têm em manter normas de gênero binárias, além da utilização do que é considerado lixo como matéria prima, deslocando assim posições de objetos, bem como pessoas, dos lugares sociais a estes determinados. No Relatório de Impacto lançado nesta segunda, 03 de julho, é contado um pouco da história da formalização jurídica.


“São 181 pessoas impactadas diretamente, e 2421 indiretamente em 2022. Mais do que números, é interessante notar histórias como a de Pimentel, que encontrou no ATM uma força para fundar seu próprio projeto, o Ateliê Vou Assim. Pessoas que passam pelo ATM se engajam em causas sociais, empreendem e transformam suas vidas, impactando outros lugares”, afirma Antonia Moreira, Diretora de Estratégia e responsável pela documentação, escrita e edição geral do Relatório.


Para ler o relatório completo, basta acessar o site do ATM. Os arquivos de outros anos estão presentes também. Além disso, na quarta-feira, 05 de julho às 19h de Brasília, uma live no Instagram @atelietransmoras irá destrinchar e analisar os resultados apresentados, com a presença de Vicenta Perrotta, Fundadora e Presidente, e Rafaela Kennedy, Diretora-geral.




Serviço:

Lançamento do Relatório de Impacto e Live.

Quando: 05 de julho às 19h.

Aonde: Perfil @atelietransmoras no Instagram.


Contato:

Antonia Moreira, Diretora de Estratégia.


22 visualizações0 comentário
bottom of page